quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Salve Cosme Damião!


Saravá Cosme Damião e Doum!
  Durante todo o mês de Setembro, estaremos louvando a São Cosme e Damião!


 A linha das Crianças na Umbanda

   Quando chegam nos Terreiros, trazem muita luz e alegria, pois com sua pureza e simplicidade, esta linha tem muito poder para ajudar não só as crianças, mas a todos que precisam de ajuda. Correm, brincam, se escondem, choram e aprontam muito. Quando assistimos a uma gira de crianças, temos a oportunidade de retornarmos a nossa infância, quando o roubo de um pirulito ou um apelido de chorão ou feio (a) era motivo ou de muito choro, ou de muita gargalhada.

   Creio que todos nós ja recebemos algum doce no mês de Setembro quando crianças. Um simples doce. E sabemos que são nas coisas simples que se encontram as grandes felicidades!

Um pouco sobre a história

   São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Somente a igreja Católica comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo.

Biografia

   Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
   Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
   Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
   Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
   Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.


" Mariazinha na Beira da Praia
  Como é que sacode a saia?
  É assim, é assim, á assim,
  Oi lê, lê!
  É assim que sacode a saia!"

"São Cosme mandou fazer
 a sua camisa azul
 no dia da festa dele
 são cosme quer caruru.
 oi vadeia, Cosme
 vadeia!"

"Eu quero doce,
 Eu quero bala
 Eu quero acçucar pra passar
 Na sua cara!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário